20 de janeiro de 2012

"Anatomia dos Mártires"

"Anatomia dos Mártires" é o mais recente romance de João Tordo, e conta a história de um jovem jornalista cujo artigo de opinião acerca de um livro torna-se num trabalho de investigação obsessivo, ao ponto de influenciar todos os acontecimentos ao seu redor .

Tudo começa quando questiona acerca da utilidade dos mártires para que as ideias se imponham, no caso especifico da morte de Catarina Eufémia, a camponesa comunista assassinada por um GNR em plena ditadura. Uma simples opinião torna-se num motivo de enorme celeuma na sociedade portuguesa, extravasando até a sua vida profissional tomando conta da sua vida pessoal, social e familiar.

É também um romance onde critica alguma forma de fazer jornalismo, onde toca nalgumas feridas que a esquerda portuguesa teima em não querer sarar, assim como algumas (in)verdades que a sociedade teima em querer fazer passar quando se fala em mártires, quer eles sejam políticos ou religiosos. 

Embora não chegue aos calcanhares da sua obra-prima, " As 3 vidas", não deixa de ser um bom romance, reconhecendo-se a "marca" João Tordo ao longo da toda a obra. 

1 comentário:

cube disse...

li "as 3 vidas" e gostei muito mas nunca mais regressei a joão tordo. passei para gonçalo m tavares. tenho de regressar!