1 de maio de 2011

" Old Joy"


Old Joy é um breve filme que conta a história de dois amigos que embarcam numa viagem que cedo percebemos não ser uma simples viagem a umas termas, mas sim uma busca de algo que se perdeu. Essa busca tem a ver com algo interior de cada um, mas também da amizade de ambos e de algo que desapareceu na sociedade actual: a procura do verdadeiro silêncio da natureza para fugir da alienação da vida moderna.

Como se fosse um road movie, aqui encontramos um magnetismo que nos vai agarrando, questionamos-nos se não gostaríamos de fazer uma viagem assim uma vez que seja nas nossas vidas. O título dá-nos uma pista para aquilo que o filme nos pretende mostrar, como diz, a certa altura, a personagem interpretada por Oldham, “o universo é uma lágrima que está caindo”, sendo preciso parar para procurar uma “alegria” que se perdeu, ou “ ir para cima das árvores para ver a forma das coisas”. 

O filme conquista pela sua simplicidade, pela sua acalmia, pela sua tranquilidade, feito de poucos diálogos, com surpreendentes interpretações de Will Oldham e Daniel London, são os sons da natureza que nos vão guiando e as belas imagens que vai depurando a sensação de estarmos perante um filme marcante. 

Por fim, destaque para os acordes, que funcionam como banda sonora, dos Yo La Tengo, tão minimalistas mas que ficam a ecoar na nossa cabeça durante muito tempo. 

2 comentários:

Carriço disse...

Não me parece nada mal... assim o tempo o permita, vou tratar de dar uma espreitadela.

Menphis disse...

São apenas 70 minutinhos. Vale bem a pena. Abraço