22 de outubro de 2009

Não só as coisas acontecem com as pessoas, (...) cada um gera também aquilo que acontece consigo. Gera-o, invoca-o, não deixa de escapar àquilo que tem de acontecer. O homem é assim. Fá-lo, mesmo que saiba e sinta logo, desde o primeiro momento, que tudo o que faz é fatal. O homem e o seu destino seguram-se um ao outro, evocam-se e criam-se mutuamente. Não é verdade que o destino entre cego na nossa vida, não. O destino entra pela porta que nós mesmo abrimos, convidando-o a passar. Não há nenhum ser humano que seja bastante forte e inteligente para desviar com palavras ou com acções o destino fatal que advém, segundo leis irrevogáveis, da sua natureza, do seu carácter.

Sándor Márai, in 'As Velas Ardem Até ao Fim"

Hoje apareceu-me isto à frente, tirado de um livro maravilhoso, lido à imenso tempo. Talvez tenha sido o destino. Vamos lá então construir um destino engraçado. Estão preparados ?

2 comentários:

Madrigal disse...

Há uns meses comprei este livro porque ofereciam a Gabriela do Jorge Amado. Tinha vontade de conhecer o Jorge Amado e por isso comprei. Depois de ler isto acho que deve ter sido destino! :)

Carriço disse...

Olha... está ali na prateleira à espera de vez, como tantos outros. alguém me vende algum tempo? :)

Abraço