3 de julho de 2008

Um bom disco de Verão

Afinal, em Portugal, há muita boa gente que faz música bem agradável. E, em alguns casos, muito melhor do que anda a rodar nas playlists das rádios portuguesas com os mesmos artistas, e canções, de sempre.

A compilação " Novos Talentos Fnac 2008" , organizada pelo maior divulgador da música portuguesa na rádio, Henrique Amaro da Antena 3, mostra isso mesmo, que é necessário mais divulgação a alguns grupos que andam por aí perdidos.

Dividida em 2 cd's, o primeiro CD é mais na onda " pop/rock/folk" ( definitivamente o folk/pop está na moda ) o segundo é mais "dançável", a compilação está muito bem concebida e existem, pelo meio, canções maravilhosas que merecem algo mais do que o anonimato, e depois ainda ficamos curiosos para ver o futuro de algumas carreiras musicais de grupos, até então, desconhecidos do " grande público".

Por uma questão do meu gosto pessoal, o primeiro CD é o que tem mais rolado, quer no mp3, quer no carro, e posso dizer que é-me muito dificil escolher uma música favorita, já que, me parece, extremamente equilibrado e de grande qualidade.

Desde os The Guys from the Caravan ( vão andar pelas Fnac aqui em cima, vou tentar os espreitar), passando pelo Walter Benjamim ( descobrir mais da carreira dele, é urgente p.f.), Minta ( que belíssima voz, que belissima canção digna de uma Joanna Newson...), Madame Godard ( os mais "experientes" ), The Portugals ( que nome mais estúpido para banda ), Os Pontos Negros ( que letra mais divertida, parece aquelas bandas de liceu), Tiguana Bibles e Os Tornados( Tarantino iria gostar destas duas canções que mais parecem saídas da banda sonora do " Death Proof" ), Rodriguez, Os Pontos Negros, Anaquim ( Ornatos Violeta sempre a influenciar grupos que cantam em português), Andrew Thorn ( na senda de uns Wray Gunn), etc.

O mais trabalhoso vai ser descobrir mais coisas das carreiras destes artistas, mas, para mim, é sempre uma alegria descobrir boa música e ainda por cima tão pertinho de nós, isto apesar de, uma primeira espreitadela pelo MySpace de muitos deles, verifiquei que a maior parte são de Lisboa.

Quanto ao 2º CD, ainda não o ouvi com a atenção devida, embora me apercebesse que o estilo, em geral, não é daqueles que mais oiço, a não ser em saídas à noite.

São apenas € 4, a receita é para dar à AMI, encontram-se na FNAC mais cd's para se venderem, é um bom disco de Verão e de música portuguesa que vale bem a pena comprar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu comprei o do ano passado, onde fiquei a conhecer muito daquilo que este ano se faz de bom por este Potugalinho.

Ainda não tenho o deste ano, mas quero tê-lo. É só ter tempo de me deslocar à Fnac. Acredito que seja uma excelente proposta. E ainda pra mais se tu o dizes...

Beijito

Anónimo disse...

excelente sugestão. acabei de encomendar o meu

Anónimo disse...

Desses que aí referes, conheço vagamente Madame Godard e devo dizer que, não sendo o meu som habitual, conseguem coisas engraçadas.

Pela ajuda à AMI, qualquer que fosse a música, seria sempre bem empregue.

Saudações

Loot disse...

Já o vi lá nas lojas, está a um bom preço é para uma boa causa e pelo que dizes tem boa música. Parece-me uma excelente sugestão, a ver se o compro.

Já li o teu email, Batman no Alive, Excelente!!!!!!!!

Abraço

Anónimo disse...

Eu gosto é da 7 do primeiro cd.
Aquilo sim, é uma grande música. Emocionante...