2 de julho de 2007

Finalmente, no meu primeiro dia de férias, fui ver o filme que mais queria ver

e posso dizer que é mesmo um grande filme, com interpretações fabulosas e que, apesar da sua duração, sentimos que demos como bem empregue o tempo em que passamos numa sala de cinema enquanto o sol brilha fortemente lá fora.
A história gira em torno da obsessão de 3 personagens, um inspector da polícia, um jornalista mas, principalmente, de um cartoonista ( interpretação FABULOSA de Jake Gyllenhaal, ) relativamente a crimes que vão acontecendo com a marca de um assassino que se intitula Zodiac. Obsessão essa que iria marcar, sempre negativamente como qualquer outra obsessão marca, a vida das personagens em questão.
Se primeiro vimos as mudanças nas vidas das três personagens, com destaque para a decadência humana do jornalista e para a perda da credibilidade do inspector da policia, na parte final quem toma conta do filme é mesmo o cartoonista, de nome Robert Graysmith, que, apesar da sua insegurança familiar, acaba mesmo por escrever o livro que deu de base para a construção do filme, livro esse que, depois de visto o filme, ainda mais me pôs ansioso para o ler, já que tem todos os condimentos para ser um grande livro.
Mas não pensem encontrar perseguições espectaculares, sangue a jorrar por rostos esforçados e música barulhenta, Zodiac, é um policial à moda antiga, vale pelo seu argumento, pelos seus diálogos, pelos seus planos e por uma banda sonora excelente.
Mais uma vez, David Fincher, realizador de Seven e Fight Club, não nos desilude e saímos da sala de cinema com a sensação de que valeu bem a pena o dinheiro e tempo gasto com o filme, exceptuando o casal de velhotes que estava ao meu lado e saiu passado uma hora do filme começar.

3 comentários:

Célia disse...

O David Fincher realizou 2 dos meus filmes preferidos de sempre (Seven e Fight Club) e desta vez não desilude, apesar do registo um pouco diferente. Também adorei a prestação do Jake Gylenhaal... Soberbo! É um grande actor.

Miss Alcor disse...

O filme é genial!
Aquela cena do espelho, quando o Jake está a tentar escapar da casa do projectista e o senhor aparece no espelho... uf... que medo!
Ihihi! Acho que até assustei a parceira que foi comigo ver o filme! ;)

TEm interpretações fabulosas e a história é terrivel. Ficar sem saber, sem ter a certeza... e tantas vidas arruínadas à custa de um só homem!

Loot disse...

Como sabes também gostei muito.
Quanto ao jake Gylenhall, conquistou o meu respeito quando o vi no soberbo Donnie Darko e neste filme mantém uma prestação notável.