27 de maio de 2006


O Código Da Vinci
Hoje fui ver o filme " Código Da Vinci " e posso dizer que fiquei, não desiludido, mas com um certo sabor a pouco.
Ainda não li o livro, só agora tive vontade de o ler e vou fazê-lo neste Verão, mas ainda bem que o critícos dizem que o livro vale muito mais do que o filme porque só assim me "conquistou" para o ter vontade de o ler.
O filme é, acima de tudo, demasiado grande, estica muito o tempo, e o suspense é dado de uma forma lenta, não é aquele suspense cena a cena, é um suspense a espaços o que ás vezes perde-se o entusiasmo pelo mesmo.
Depois é demasiado literário, muito explicativo, os actores explicam demasiado o passado da igreja e dos segredos o que, à partida, funciona melhor num livro do que num filme, mas, globalmente, é um filme positivo, nem mereçe grandes elogios, nem mereçe os apupos do povo elitista de Cannes.
Quanto à polémica contra à igreja, não compreendo muito bem o que a igreja quer, é claro que a história mexe um pouco com ela, noutros tempos os autores eram queimados na Inquisição ( já houve livros queimados à pouco tempo, no sec. XXI ), mas se eles teimam em dizer que a história é mentira, porque se sentem tão incomodados ?
Talvez porque dizer que Jesus Cristo poderia ter um descendente, ainda por cima, mulher, e que Ele era casado com Maria Madalena, afinal não é uma coisa tão absurda para se dizer, porque Jesus poderia ser um homem qualquer como outro, mas ser dívino, e este " império " que a igreja construiu à sua volta durante anos, e anos, e anos, poderia ser mesmo posto em causa se tal se provasse.
Mas se tudo é ficção herége, o porquê deste incómodo todo ? Não percebem que foi isso que vendeu o livro e publicitou o filme, essas polémicas todas ?

1 comentário:

Sleeping Angel® disse...

Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler o livro nem ver o filme... mas sempre se disse que os livros são melhores do que o filme, pelo menos nos livros podes usar a tua imaginação!
*s