6 de novembro de 2005



Keep on rockin' in the free world


O dia 2 de Julho de 2005 vai ficar para sempre na história, não só musical, mas também na história de uma humanidade que quando sempre precisou viu a música a dar-lhe uma ajuda necessária para tentar minimizar os estragos que o Homem fez na sua existência.
Nesse dia, senti-me fazendo parte de um mundo solidário, unido a uma causa justa, e também tive orgulho de pertencer a uma geração que, afinal, gosta de sobressair nos momentos em que a História aparece .
Vi o Live 8 com uma atenção, uma emoção e também como um brilhozinho nos olhos inebriantes com as imagens, e os sons, que me transmitiam quer na televisão, numa primeira parte, como depois na rádio, numa 2ª parte do dia, como na Net, na parte mais final da noite.
Fiquei arrependido por não ter estado colado na Net e na rádio durante todo o dia porque foi ali que todas as minhas emoções se extravasaram, comentei no blog da Antena 3 e ouvia a emissão especial da mesma rádio, espreitando pela Net vendo os concertos em directo e foi aí que me senti parte de um mundo global, uno e solidário, os comentários, as alegrias, as emoções transmitidas por auditório que ouvia/via os concertos e sabia que estava a fazer parte de um dia histórico.
O concerto dos Pink Floyd foi daqueles que só mesmo quem viu é que sabe o que se passou, as emoções não se podem ser descritas têm mesmo de ser vividas intensamente, como aquele que dizia no blog estar a chorar porque via que o mundo, afinal, lembrava-se que existia África, a “ sua “ África .
È no DVD, nos 4 DVD’s, que vão sair amanhã que irei recordar para sempre os concertos, as músicas, as palavras-chave, as imagens, os sorrisos, as lágrimas que nesse dia as câmaras conseguiram apanhar, mas o objectivo principal que esteve na realização deste dia, esse ainda continua por realizar, a fome, a miséria, as desigualdades sociais ainda existem, para quando vamos libertar disto tudo ?

Nota : Bob Geldof ganhou, merecidamente, na passada 5ª feira o prémio mais importante dos Prémios MTV e o seu discurso foi sublime, só é pena o, pouco, ênfase dado a esse discurso por uma boa parte da nossa imprensa.
Nós, jovens e menos jovens, precisamos de estar unidos a esta causa e transmitindo-a com uma paixão e força ás próximas gerações, para que não se esqueçam que a fome, a miséria e a doença está pertinho da nossa casa.

Sem comentários: