23 de fevereiro de 2017

20 de fevereiro de 2017

13 de fevereiro de 2017

Dia Mundial da Rádio

Olhando para trás, no meu post do "Curso de Cultural Geral" cometi um erro. Ou um esquecimento da coisa que mais fez por mim na minha formação cultural: a rádio.  Posso dizer que através da rádio, criei ídolos, sonhos, gritei golos do meu clube, arrepio-me com canções, nasceu desejos, e porque não, também já ouvi tristezas e chorei por noticias dadas. Quase tudo aquilo que me foi dado a conhecer, seja ela de música, mas também de cinema e literatura, foi me dado a conhecer através da rádio, de alguns programas ou então de podcasts, uma nova forma de fazer rádio que ultimamente vale mais a pena ouvir do que ouvir a própria rádio.

Saudades do tempo em que a rádio não era uma playlist repetida ao longo do dia, mas sim quando os locutores nos davam a conhecer novas músicas e novos grupos. Abençoadas rádios que ainda continuam com programas de autor sem seguir playlists de interesses instalados. Viva a rádio. A verdadeira rádio.

10 de fevereiro de 2017

6ª feira musical



Porque para a semana estreia o "T2- Trainspotting" e irei tentar colocar posts sobre um dos filmes que mais marcou a minha adolescência. 

2 de fevereiro de 2017

Curso de cultura geral

Existe um programa de televisão, apresentado por Anabela Mota Ribeiro cuja premissa é a do convidado dar 10 tópicos culturais que foram marcantes na sua vida.
Dei por mim a pensar em fazer o mesmo e achei que seria interessante partilhar o que, até ao momento, culturalmente foi de muito importante na minha vida. É um exercício interessante e diz muito do que nós somos. Aconselho a tentarem. A saber:


1- "E.T - O Extraterrestre" de Steven Spielberg e as minhas primeiras lágrimas ao ver um filme.
2- Bob Dylan em Manchester em 1966 a cantar "Like a Rolling Stone" como nunca se viu. Vi no "Youtube" e pensei que se tivesse uma máquina do tempo iria logo para aquele local e aquela data.
3-"As aventuras de Tom Sawyer" primeiro em BD depois pela escrita do mestre Mark Twain
4- Aquela última cena do filme original " O Planeta dos Macacos- O homem que veio do futuro".
5-" The Sopranos"- do primeiro ao último episódio.
6- Primeira vez que ouvi Tom Waits na solidão do carro numa auto-estrada vazia e escura.
7- Parar na Praça Della Signoria em Florença com 35 graus e um gelado na mão
8-Brincar na rua com amigos. Aprendi a "cultura" da amizade, solidariedade, companheirismo .
9-Os filmes de Charlie Chaplin que mostram mais da vida do que outra coisa.
10- O dia em que descobri o significado de "Big Brother" aquando da leitura de "1984" de George Orwell .