29 de abril de 2007

Basta-nos perder 10 ou 15 minutos do nosso dia à frente da televisão.

Não precisámos de mais tempo, por vezes até 5 minutos nos basta para irmos às lágrimas, e logo eu que quando me rio muito vou logo às lágrimas, e libertar de todo o stress do dia.

Leva-me a questionar, naquilo que as pessoas pensam quando enfrentam as câmaras e começam a falar sobre algo.

Qual será o seu objectivo ? Os seus pensamentos ? O seu estado mental ?

Às vezes não sabemos se nos devemos rir do que elas dizem e dos seus improvisos, ou dos seus rostos pensativos a meditar sobre o seu discurso, ou apenas das figuras das pessoas que aparecem por detrás do palco e sorriem para a câmara.

É pena que não tenha encontrado no Youtube mais exemplos do que falo, mas este acaba por ser um exemplo do que podemos encontrar.



Pensando bem, este é o melhor exemplo, e não se esqueçam, o que é preciso é " dar litros de leite prós pobres, litros de leite prós pobres."

26 de abril de 2007


A minha rádio favorita, a ANTENA 3, hoje faz 13 aninhos e, por essa razão, não me poderia esquecer de desejar MUITOS PARABÉNS a todos que trabalham na 3 e agradecer, do fundo do coração, pela companhia que me faz, pela música que me dá, cresci fisicamente e musicalmente a ouvir a 3, e por tudo aquilo de bom que trouxe à musica portuguesa.

Tem muitos defeitos, ainda precisa de limpar o lixo "fast-food" de hip-hop, r&b, mtv rules, tipo 50 Cent, Shakira, Black Eye Pies, etc , mas no geral tem bons programas de autor, faltando apenas um bom programa de blues.

Um grande abraço a todos os locutores, e dizer ao provedor José Nuno Martins que rádios como a 3 deviam existir muitas. Venha mais 13 anos.

Um g

25 de abril de 2007

25 de Abril sempre e para sempre


Somos Livres
Ermelinda Duarte

Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.

Ontem apenas
fomos o povo a chorar

na sarjeta dos que, à força,

ultrajaram e venderam

esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,
coração de mar.

Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.

Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".

Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.

Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.


Quando era pequenino, cantaram-me muito esta canção ao adormecer, nunca esqueci o que significava. Espero que todos nós, nunca esqueçamos a importância das suas palavras e que elas estejam sempre nos nossos pensamentos, para que possamos transmiti-las aos nossos filhos e ensiná-los que 25 de Abril de 1974 foi o dia mais lindo que houve na história do nosso país.

23 de abril de 2007



Hoje, um pouco por todo o mundo, comemora-se o Dia Mundial do Livro, mas é na cidade de Barcelona onde existe uma das tradições mais românticas e bonitas que conheço: os homens oferecem rosas vermelhas ás mulheres e, em troca, elas oferecem um livro.

Por isso, quero-vos fazer aqui um desafio a todas as que me lêem, ofereço-vos esta imagem desta rosa, e vocês, em troca, digam-me um livro que vos marcou e digam-me as razões para eu o ler.

Fico à espera dos vossos conselhos sábios.

PS : Aos homens dou-lhes de prenda esta fotografia de uma rosa de carne e osso. Por isso, também estão desafiados.

21 de abril de 2007



Finalmente, hoje, fui ver 300 e só existe um sentimento que me ocorre neste momento : fascínio.

Fique fascinado por tudo aquilo que vi, os enquadramentos fabulosos, a história épica, os diálogos bem escritos e certeiros, a fotografia digital mas mágica, a música grandiosa ( vou tentar descobrir mais sobre a banda sonora), fiquei encantado e por vezes sustive a respiração para me tentar concentrar naquilo que me estava a ver.

São nestas alturas em que me apetece estudar cinema, e tentar descobrir como se faz, como nasce um filme com aquela intensidade e grandiosidade e fico com curiosidade em saber quais são os pensamentos de um realizador, como ele imagina aquelas imagens, o trabalho realizado e depois como ele se deve sentir depois de ver aquilo, deve ser uma sensação fabulosa.

Aconselho vivamente a ver este filme, a levar a mente aberta para se preparar para a violência de algumas cenas, mas também para sentir um fascínio grande por um filme que é de entretenimento, mas um filme que marca quem o vê.

20 de abril de 2007



Sou um grande admirador dos livros de Mia Couto, adoro sentir o doce sabor das suas palavras, imaginar o cheiro das terras do " seu"Moçambique, e sonhar com os seus contos, sempre curtos, sempre intensos mas sempre belos.

Não sei porquê, é um fetiche inexplicável meu, mas quando chega o Verão dá-me sempre vontade de ler livros de contos e a literatura africana é sempre a minha primeira opção, acho-a refrescante e leio-a sempre avidamente e apaixonadamente .

Se gosto de ler os retratos das viagens de José Eduardo Agualusa, de ouvir contar as tradições de Angola de Onfjaki, ou de me divertir com os romances puros e duros de Pepetela, é com Mia Couto que encontro a paz, a reflexão da vida e do seu redor e a serenidade que preciso de encontrar em tempos de férias e de descanso do rebuliço dos dias.

Mia Couto, ou talvez Sr. biólogo Emílio Couto, ganhou o prémio União Latina de Literaturas Românicas o que vem chamar à atenção do público em geral, relativamente à sua obra, obra essa que merece ser seguida por parte de quem gosta de ler.

Se o que aprecio mais é a magia dos seus contos e dos seus romances, na poesia Mia Couto escreve palavras sentidas e muito, mas muito bonitas.


Poema da despedida


Não saberei nunca
dizer adeus

que afinal,
os mortos sabem morrer


Resta ainda tudo,
nós não podemos ser

Talvez o amor,
neste tempo,
seja ainda cedo

Não é este sossego
que eu queria,
este exílio de tudo,
esta solidão de todos

Agora
não resta de mim
o que seja meu
e quando tento
o magro invento de um sonho
todo o inferno me vem à boca

Nenhuma palavra
Alcança o mundo, eu sei
Ainda assim, escrevo

Fundo do mar


Quero ver
o fundo do mar
esse lugar
de onde se desprendem as ondas
e se arrancam
os olhos aos corais
e onde a morte beija
o lívido rosto dos afogados


Quero ver
esse lugar
onde se não vê
para que
sem disfarce
a minha luz se revele
e nesse mundo
descubra a que mundo pertenço

( poemas retirados do livro " Raiz de orvalho e outros poemas ")


19 de abril de 2007

Os WrayGunn são a banda portuguesa mais excitante, mais frenética e mais espectacular do panorama " blues-rock" e, no dia 4 de Maio, sairá para as lojas o seu 3º álbum, com o nome de "Shangri-la" .

" She's a go go dancer " é o 1º single que já anda a rolar por aí, é pena que as nossas rádios portuguesas, excepção à Antena 3, Radar e rádios universitárias, se dediquem ao desprezo à verdadeira música portuguesa, e ainda mais revoltante ver a falta de programas dedicados a todos os géneros dentro do " blues" nas rádios, valha-nos agora as rádios online .

Espera-se um grande álbum cheio de swing, de blues, de rock'n'roll, de gospel , com muito ritmo e energia, e que haja uma evolução em relação ao seu, excelente, 2º álbum.

Aqui fica a primeira amostra, num videoclip todo catita, de " She's a go go dancer " e como diz o outro " Give me the blues, baby".

17 de abril de 2007

Hoje saiu para as bancas o último livro escrito por J.R.R.Tolkien, o fabuloso escritor criador de outros, e maravilhosos, mundos fantásticos em livros como " Senhor dos Anéis ", " Hobbit " ou " Silmarillion" .

Tem o título de " Os filhos de Húrin" e foi completado pelo seu filho Christopher Tolkien, já que Tolkien pai deixou-o incompleto.
Baseado nas notas deixadas pelo pai, Tolkien filho viria a reescrever algumas partes do livro e a criar um final digno para o mesmo.

Como sou um grande fã da trilogia mais espectacular que já vi no cinema, apesar de só ter lido o 1º livro mas os outros estão na lista para que nestas férias leia todos os outros, e também como adorei ler " Hobbit", recebi esta noticia com júbilo e muita curiosidade.

Foi com a sua escrita e que com os seus mundos de fantasia que me apaixonei por ler este género de literatura, cheia de pessoas e lugares mitológicos que nos permite imaginar no nosso pensamento um lugar onde nos parece tão longínquo no tempo, mas, ao mesmo tempo, tão real para nós.


16 de abril de 2007

Foram um dos desenhos animados que mais vibrei na minha infância, e agora chegam ao cinema.

Segundo rezam as crónicas de quem já viu o filme, diz que vale a pena ir ver e voltar a ser criança vibrando com as suas aventuras.

As vozes portuguesas são de Nuno Markl, Rui Unas, Marco Horácio e Diogo Beja, o que leva a querer ver o filme legendado em português .

Ainda me falta ver 300, depois da febre da estreia, certamente, não irei perder o regresso das Tartarugas Ninja

12 de abril de 2007

Está bem, eu sei que o álbum dela é tão açucarado que se ouvirmos muitas vezes enjoa, que Alicia Keys é melhor, tem canções mais puras, mais duras e directas.

Mas esta música é linda, digamos que é um grande algodão doce que apetece comer devagarinho, se lambuzar todo, lamber os dedos, e ficar com a sensação de que foi pouco, queríamos mais um bocadinho.


10 de abril de 2007

Nesta Páscoa quis oferecer a mim próprio duas prendinhas que já andava de olho nelas à algum tempinho, são 2 filmes, um deles foi este :


Já vi o original do " Planeta dos Macacos ", e também um outro filme relacionado com esta história e fiquei encantado. Acho que é das histórias mais bonitas, mais fantásticas e mais inteligentes que já vi na minha vida .

O final original, datado de 1968, é dos melhores finais de sempre, este momento fez-me saltar do sofá e gritar " que grande filme, fantástico, espectacular, fabuloso", tudo seguído e de uma forma entusiasmada e rápida que quase acordava o pessoal todo de casa, porque vi de madrugada na Sic Radical.

Depois vi outra história, também na Sic Radical, mas era diferente do original porque nesta eram os macacos que eram escravizados revoltando-se matando os homens, e depois um homem negro fazia um discurso fabuloso, muito bom, mas como existiram vários filmes da saga não sei qual é o que falo.
Estou com muita curiosidade por ver este filme, principalmente por ser realizado por Tim Burton, o meu realizador e contador de histórias favorito.

Depois comprei o filme que foi a faúlha deste grande incêndio que é a admiração que tenho pelo grande Johnny Cash, adivinharam o filme é este




Mas comprei a edição especial, que é um mimo, tem 3 discos, um é o filme + cenas cortadas, outro é 4 documentários da vida de Cash e outro é um CD com 3 músicas interpretadas pelos actores e o preço ronda os 15 euritos, o que é uma pechincha perante a espectacularidade da edição.
Depois, além da capa ser excelente com fotografias fabulosas, inclusivé uma maravilhosa da guitarra de Cash, tem um livrinho a falar da vida dele e 5 postais relacionados com o filme, entre os quais esta fotografia.


A crise da igreja em tempo de Páscoa

Confesso que a coisa que mais me irrita são noticias como esta.

Não será que a igreja tem outras coisas para pensar do que a razão para as pessoas darem menos esmolas ?
Pensar, assim, tipo e que tal formar alguns lares para mendigos, ou ajudar os pobres, e ir pelas ruas tentar ajudar quem dorme na rua ou coisas assim ?
O Santuário de Fátima dá 9 milhões de esmolas e tudo isento de IRS ?

Eles não sabem o que fazem...

8 de abril de 2007



Hoje termina nos EUA a minha série televisiva favorita de sempre: The Sopranos.

Ainda me falta ver a 5ª temporada, e, consequentemente, a 6ª temporada, o que, quer dizer, só daqui a algum tempo é que irei vê-lo, mas tentarei saber no site oficial como é que vai terminar a personagem mais fabulosa da televisão : Tony Soprano.

Acho que Tony deveria ter um fim glorioso, daqueles poderosos, irei ter imensa pena se confirmar-se a sua morte, mas antes morto do que preso.

Foram grandes momentos que passei ao lado de Tony, daqueles que ficarão para sempre na minha memória perante a sua intensidade dramática, ou até com o seu humor.

Aqui fica uma homenagem, das várias, que se encontra no Youtube.



Já agora um apelo, já percorri vários sites de merchandising e não consigo encontrar uma camisola dos The Sopranos à venda.
O site oficial tem uma loja virtual, mas tudo aquilo é confuso por causa dos dólares, o Ebay mais confuso por causa do modo de pagamento. Não conhecem uma loja mais fácil de encomendar ? Ou aconselham-me mesmo a encomendar pelo site oficial?

4 de abril de 2007

Ainda não acredito no que li.

Preciso de respirar fundo, contar até 3, fechar os olhos e mandar a minha mente vaguear para outro lugar, para depois regressar e poder ver se vai ser mesmo verdade.

Um sonho que se pode estar a tornar em realidade.

Um imaginar de como irá ser.

Existe uma data : 9 de Junho de 2007

Um local : Passeio Marítimo de Algés

Uma realidade : THE WHITE STRIPES vão tocar ao vivo.

1 de abril de 2007

Já ouviram falar deste senhor ?



É por este e mais outros que adoro " country-blues".

Conhecem-no mais aqui