Mostrar mensagens com a etiqueta Coisas da vida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Coisas da vida. Mostrar todas as mensagens

1 de setembro de 2012

Impressões de Praga ( I )




A beleza de Praga está na sua História sempre presente em todas as esquinas, e com feridas abertas demasiadas dolorosas para serem esquecidas, está nas suas pontes bem desenhadas e perfeitas, está no mundo fascinante dos músicos nas ruas cantando clássicos de outro tempo cujo tempo não desbotou o seu encanto, está no mundo sagrado da religião que construiu monumentos maravilhosos por onde perdemos na sua grandiosidade, está no mundo infantil das marionetas de madeira que nos apetece entrar como uma criança entra numa loja de doces .
 
Se fosse uma música, Praga era um clássico de jazz de uma banda oldie como aparecem nos filmes de Woody Allen: elegante, sedutora, encantadora e tão vibrante como um swing dançante. Um ritmo cujos pés não descansam e cujo corpo inquieta, não mais esquecendo a sua melodia.
 
Uma cidade que aconselho a visitar, com tempo, com vontade de caminhar perdendo-se nas suas ruas e com curiosidade para tentar perceber o seu passado porque só assim podemos compreender o seu presente.
 

25 de agosto de 2012

Praha už jdu

 
que é como quem diz "Praga aqui vamos nós ". Até 5ª feira

13 de agosto de 2012

De como os JO foram uma lição

Entre a cerimónia de abertura e do encerramento dos JO a Inglaterra relembrou, de forma prazerosa, ao Mundo a força dos seus ícones da cultura pop. Houve erros de casting, normais em festas destas, desde a presença da Jessie J em detrimento de uma Katie Perry, Florence Welsh ou até Lilly Allen, qualquer uma delas teria feito mais sentido, não se ter aproveitado aquela "reencarnação" do Freddie Mercury para que ele actuasse em vez de ter sido a Jessie J cantar, os Muse ( que mau...), as Spice Girls, os Take That, a ausência dos Blur ( embora tivessem sido aclamados na abertura), o desprezo pelos The Smiths, New Order, Joy Division, Coldplay, Suede ou The Cure, etc. Mas serviu para comprovar toda a mais valia da sua música em todos os estilos, como se nós tivéssemos esquecido  que crescemos a ouvir/ver/ler/sentir/devorar tudo aquilo que vinha exportado das Terras de Sua Majestade.

E serviu, sobretudo, demonstrar o quanto a cultura é extremamente importante para a afirmação de um país. Uma bela lição para Portugal ao mesmo tempo que saíram noticias que fundações de relevância cultural, como é o caso da Fundação Paula Rêgo, iria fechar. 

22 de julho de 2012

Telegrama

Estive uma semana de férias.STOP
Estiveram dias maravilhosos para ir para a praia. STOP
Não pus os pés na praia.STOP
Começaram as mudanças :) STOP
Não trocava a semana que tive por uma semana de praia. STOP
Ando cansado.STOP
Necessito de descanso.STOP
Uma semana de férias a sério sabia bem agora.STOP
Mas amanhã é dia de trabalho.STOP
Isto não é uma queixa.STOP
Estou feliz.STOP
:) STOP

26 de junho de 2012

Dos livros: os que se guardam e os que vão.

Numa determinada altura da minha vida comprei um vicio: o vicio dos livros. Digo comprei porque mais do que ler, e desde o final da adolescência comecei a ler muito, comprar livros, tê-los perto de mim, era como uma espécie de terapia para a vida. Sempre que existiam Feiras do Livro ou promoções/descontos fantásticos eu aproveitava para comprar mesmo que eu soubesse que não os iria ler nos tempos mais próximos.

Entretanto decidi que apenas compraria no caso de me interessar aquele(s) livro(s) em questão apenas naquele momento, não iria mais comprar para "guardar para, quem sabe, um dia ler ". Apenas em casos excepcionais, como no caso dos meus escritores favoritos ou numa promoção daquelas mesmo irresistíveis.

Posteriormente, descobri o site "Bookmoch" e o " Winking Books",  que me possibilita, principalmente este último, despachar livros que já não me fazem falta e conseguir alguns que me interessam, muitas vezes até funciona como "entreposto", ou seja, peço o livro, leio e despacho-o logo.

As mudanças que se avizinham levaram-me a pensar o que fazer aos livros que ocupam as prateleiras no meu quarto. É verdade que irei mudar para uma casa onde existe espaço suficiente para que eles respirem e que o tempo não os irá envelhecer, mas confesso que comecei a perder aquele apego ao "objecto livro", embora a paixão por ler continue sempre forte.


Cada vez mais disponibilizo livros que, apesar de ter gostado, sei que não irei reler. Se é verdade que, por exemplo, os livros do Pamuk, do Coetzee, do Saramago, do Orweel, ou doutros livros que me marcaram verdadeiramente, nunca me irei desfazer, a minha maior dúvida, no momento, tem sido o que fazer com livros de que gostei, mas do qual sei que talvez nunca mais irei reler ? 


Porque se é verdade que de cada livro nasce um sentimento uno e do qual não desaparece,  seja para o bem ou para o mal, por outro lado, sinto que ficar com livros dos quais sei que não irei reler sinto que seja apenas uma ocupação do espaço do qual não tenho benefícios futuros. 


Na foto: as minhas próximas leituras. Curioso em conhecer o mundo por dentro daquele calhamaço .


18 de junho de 2012

Da vida numa frase

" Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é " - de Caetano Veloso. frase de abertura do seu novo site e que está incluída na canção " Dom de Iludir"

16 de junho de 2012

Que grande 31 fui metido hoje


Os 30 trouxe-me de volta o sorriso aberto, o erguer da cabeça e o uso constante dos verbos na primeira pessoal do plural: NÓS.
Os 30 deu-me a festa mais bonita de aniversário, as provas de amizade mais bonitas e o amor como alegria plena.
Os 30 deixa-me esperanças num futuro risinho, vontade de construir uma vida partilhada com alguém que se ama e com isso sendo feliz e tentando tornar felizes a(s) pessoa(s) ao meu redor.

Agora venha os 31, com desejos de continuar a amar e a sentir-se amado, muito trabalho e continuação de reconhecimento profissional, enfrentar a tão aclamada crise de peito aberto e cabeça levantada e a tão necessária saúde para mim e todos ao meu redor. Parabéns...para mim :P

4 de junho de 2012

Entra Junho

e já cheira a férias :) Se bem que este ano vou trabalhar, e estar ocupado, ainda mais do que se estivesse a trabalhar. Mas...é por uma muito boa causa ;))

12 de maio de 2012

Do Sasseti

Que morte tão estúpida. Que talento tão desperdiçado. Que vida perdida de uma forma que só revolta. Porra...a morte é mesmo uma merda. 

9 de abril de 2012

A dúvida do momento

Juary ou Madjer ? Como se irá chamar o meu primeiro cão. :)

17 de fevereiro de 2012

Esta semana

A gripe. Ou uma espécie de gripe. A constipação que me incomoda. A tosse que faz doer o peito. A voz à Tom Waits.A tua gripe. A tua tosse que nos preocupa a todos. O pó no escritório que estorva e aflige. As dores no corpo. O trabalho esgotante. O frio. O primeiro Dia dos Namorados juntos. A 4ª feira que nem me conseguia mexer. Os telefonemas de preocupação dos amigos. A vontade de ficar na cama. A Adele que não pára de tocar em TODO o lado possível e inimaginável e cuja sua música já nem irrita, já nem enjoa, é outro nível de "já não posso ouvir mais isto " cujo nome me escapa. O Vítor Pereira que já perdeu margem de manobra. O Hulk e os seus malabarismos que já irritam. O Domingos que sai e que os adeptos do FCP querem que venha. Os Mumford & Sons no Alive. A 3ª de Carnaval que é para ficar em casa. Os novos cortes no ordenado. O livro " Forrest Gump" que não consigo avançar. A falta que me está a fazer ouvir um álbum novo e reconfortante. Parece que os Naifa estão de regresso. A Antena 3 que agora se ouve no trabalho. Os teus carinhos a toda a hora. O sol e o calor que promete estar na próxima semana.O fim-de-semana que está aí. Obrigatório descansar. A vida é feita de pequenos nadas. Os meus desta semana foram estes. Venham outros.

31 de dezembro de 2011

As imagens ( possíveis) de 2011

Como manda a tradição aqui ficam as imagens ( possíveis ) de 2011. Ainda ficou tanto para mostrar, ficando apenas uma parte do essencial. Que 2012 traga tudo do bom e do melhor, com muitos sucessos profissionais e pessoais, muita saúde, amor, paz e que a crise não vos afecte.  UM MARAVILHOSO 2012. 

Como recordação aqui ficam as imagens dos anos anteriores: 2007, em 2008 por muitas e variadas razões não fiz, retomando a tradição em 2009 e aqui fica a de 2010. Para o ano há mais. 

30 de dezembro de 2011

Do ano de 2011

Fecho os olhos e tento percorrer mentalmente as imagens de 2011, mas só vejo uma: aquela em que numa noite fria de Agosto percebi que o seu olhar me sobressaltava o coração . Enquanto lhe observava os gestos lânguidos das suas mãos suaves, procurava descobrir aquela inquietação no meu coração. Sentia algo diferente, o meu corpo não cansava de me transmitir sensações que se julgavam esquecidas, um nervosismo permanente pontuava o meu ritmo cardíaco quando me aproximava do seu rosto e cada toque no seu corpo era motivo de arrepio . 


Na semana seguinte, enquanto ela estava longe de mim, percebi o que aquilo era, a sua ausência criou-me ansiedade mas aproximou-nos ainda mais. Com o seu regresso nasceu-me determinação e com o primeiro beijo, um pouco envergonhado é certo mas inesquecível como são os primeiros beijos, a minha vida virou, positivamente, do avesso.


De 2011 recordo concertos fabulosos e inesquecíveis, Joanna Newson na Casa da Música, a "minha" PJ Harvey na Aula Magna, os The National no Coliseu, o Ryan Adams no Sá da Bandeira no meu primeiro dia dos 30 anos, os Portishead e os Arcade Fire no Super Rock,  a Anna Calvi no Hard Club, recordo livros que me mudaram , "Apenas Miúdos" que foi o meu guia de certas mudanças da minha vida, " A solidão dos números primos" cuja sua melancolia tanto me entusiasmou , " A Insustentável leveza do ser" que foi o livro certo no momento certo, recordo filmes que me fizeram regressar à infância, como o caso do " Super 8", outros que me emocionaram, como o " A árvore da vida", recordo as canções do Bon Iver e da Polly Jean, a sensualidade da Anna Calvi, o regresso do mr. Tom Waits, a tranquilidade do som de James Blake, recordo até as corridas e a maravilhosa sensação de ter terminado uma Meia-Maratona, recordo as vitórias do FCPorto e até recordo o novo vício do jogo "Angry Byrds". Recordo-me também como o ano em que fui convidado para ser padrinho de um filho de um casal amigo, que muito me orgulhou e alegrou. 

Tudo isso, os concertos, os livros, as canções, os filmes, as alegrias do FCPorto, me mudaram e me marcaram, mas só aquele momento em que percebi que o que sentia era diferente de tudo o resto é que me vai ficar guardado para sempre. Quanto ao resto, são coisas efémeras quando comparadas com aquilo que senti apenas num simples olhar. 


Um dia saberei explicar o que senti. Até lá,resta-me apenas roubar as palavras dos outros: 


Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não está lá quem se ama, não é ela que nos acompanha – é o nosso amor, o amor que se lhe tem." ( Miguel Esteves Cardoso)



27 de dezembro de 2011

Da ressaca das festas

Sono. Sobretudo, sono. E uma vontade indomável de não sair da cama tão cedo...mas com um sorriso nos lábios que nunca acaba.

23 de dezembro de 2011

Uma tentação de Natal

Ir à Fnac e ver as caixas com edições especiais de CD´s.Ou é a caixa dos The Smiths, ou dos Radiohead, ou dos Ornatos Violeta, ou dos Franz Ferdinand, ou dos U2, ou da música Blues, ou do J. Cash, etc,etc. Apetece comprar.Tudo. 

6 de dezembro de 2011


Porque nos próximos dias não faltarão abraços e carinhos, nada como levar, como companhia de leitura, para Vila Nova de Cerveira um "Abraço" de um autor que muito aprecio. Até Domingo.

19 de outubro de 2011

Coisas para as quais já não tenho muita pachorra

Telejornais e programas de TV a falar da "crise".


Ouvir a Adele e a Aurea em todo o lado. Qualquer dia até na sopa elas me aparecem. 


Aqueles "cordões de solidariedade" no Facebook e aquelas coisas de " se gostares do teu pai/tio/mãe/cão/gato etc cola isto no teu mural". Quase tão irritantes como os convites para sermos vizinhos no Farmville, etc e tal.

20 de setembro de 2011

Coisas, um pouco parvas, que se descobrem a altas horas da noite num bar catita

É possível que eu seja como o Pato Donald. Nunca vou ser tio, a não ser que tenha sobrinhos por afinidade...

11 de setembro de 2011

Das etapas do amor

"Queimar etapas acaba por queima o amor, que, ao contrário, tem necessidade de respeitar o tempo e a evolução dos sentimentos"- Papa Bento XVI num encontro com 500 noivos .


Acredito, sinceramente, e concordo, no que o Papa quer dizer. No amor a pressa acaba por ser uma "inimiga" da relação e pode dar origem a que essa mesma relação atinja o ponto de saturação num instante.  Como diz o meu pai, com a sabedoria e a experiência de um casamento de 33 anos," não se pode gastar tudo num só dia, amanhã é outro dia".