28 de fevereiro de 2011

Da beleza do preto-e-branco

fotografia: Miguel Manso
Sou um curioso por fotografia. Não sei se posso dizer que sou "apaixonado" por fotografia. Tenho poucos livros desse tema em casa ( com o preço que eles têm...), ainda sou um principiante  no conhecimento da história da fotografia e dos seus nomes mais importantes, vou a poucas exposições,  pratico pouco, na adolescência até tirei um curso básico ( que saudades de revelar fotografias...), mas não sou um expert, longe disso,  gosto de apreciar fotografias, principalmente nos jornais e revistas.  Digamos que, dentro do género, sempre fui um grande apreciador de fotojornalismo. E dentro do estilo, prefiro ver fotografias a preto-e-branco.

Neste domingo, a propósito dos Óscars a Pública, suplemento de Domingo do jornal Público, brindou-nos, como já tem vindo a ser habitual naquela revista, como uma reportagem espectacular, daquelas que lemos e relemos com prazer, conseguindo nos fazer perder nas belas fotografias que ilustram a mesma.

Com texto de Vasco Câmara e fotografias de Miguel Manso, que através do seu IPhone nos revela uma América a preto-e-branco como nós a imaginámos quando a vemos na tela. Com o deserto como pano de fundo, e  singelas homenagens a alguns realizadores, vemos aquelas paisagens solitárias  e imponentes, maiores do que a vida e do que os sonhos nos possam demonstrar, em que a solidão não é uma coisa triste, mas sim nada mais do que uma grata solução para quem gosta de viver com a natureza, tão bruta como maravilhosa, ao seu redor.
 

24 de fevereiro de 2011

Juntar-me ao grupo

( carregar em cima para ver melhor)

ou como se estivesse a ver-me ao espelho. 

23 de fevereiro de 2011

Alegria no trabalho ( II )

Sofrer on-line como se estivessemos dentro do estádio. E no final festejar tranquilamente.

22 de fevereiro de 2011

Thom Yorke dança com todos

Isto é genial. Alguma mente mais luminosa pegou no videoclip do novo single dos Radiohead, " Lotus Flower" e recriou-o ao som de várias canções de dança. Desde Shakira, Beyonce, canções brasileiras, etc, podemos encontrar várias versões no YouTube. Mas a mais genial de todas, aquela que perdoamos toda esta blasfémia, é a interpretação do hit foleiro de Verão 2010 a chamada " Pa Panamericano". Está brilhante.



PS. Podem ver aqui o original e comparar. ah...e a canção original é mesmo fantástica. Grande regresso dos Radiohead.

20 de fevereiro de 2011

Em repeat


"until the day is ending,
& the birds are silent in the branches,
& the insects are courting in the bushes,
& by the shores of lovely lakes
heavy stones are falling. " ( in "Let England Shake" - PJ Harvey)



Como se a minha vida dependesse disso.

16 de fevereiro de 2011

Elogio ao que deve ser o rock´n´roll *



Energia, prazer, sensualidade, ritmo, paixão, magia.E no final os sorrisos de alegria.

* - Em resposta a outro elogio não menos recomendável.

14 de fevereiro de 2011

Para sempre um Fenómeno

 
Um dos maiores de sempre disse hoje adeus. Que prazer ter crescido a ver o seu futebol sempre maravilhoso, cheio de força, fantasia e alegria. Nunca se deixou vencer pelas adversidades conseguindo-as derrotar quase todas. Já não tem forças para mais. Resta agradecer pelos momentos de magia. Quem gosta de futebol vai ter saudades.

13 de fevereiro de 2011

Belle Chase Hotel no Teatro Municipal de Vila do Conde


" Pois é, agora acabaram-se as caralhadas. Estamos mais contidos! " foi assim que o "frontman" dos Belle Chase Hotel, JP Simões, se justificou perante um público, também ele muito contido e algo frio, que encheu o bonito auditório do Teatro Municipal de Vila do Conde. 
A banda conimbricense versão século XXI  que interpretou as mesmas "canções do milénio passado" já não tem aquela loucura e "selvajaria" do passado, o que de certa forma até faz sentido, assim como os seus ouvintes deixaram de ser adolescentes irrequietos para serem homens e mulheres mais comedidos, eles agora são menos exuberantes e expansivos, por vezes até demais.
Embora se tenha sentido falta  da sua irreverência e teatralidade com que dantes nos brindavam, a qualidade das suas canções não desvaneceu, antes pelo contrário, os Belle Chase Hotel regressaram na melhor altura, e é com prazer que voltamos a ouvir novamente os acordes de  "Sunset in Boulevard", "Emotion & Style", "Scorpions in Love", " Fossanova" ou até da nova "Spirit of Blues".
Apesar de JP Simões, que não desaprendeu a sua vertente humorística e irónica, ter tido dificuldades na voz,  notando-se principalmente na maravilhosa "Living Room", da banda ter demorado a aquecer, e  do som estar demasiado alto, aquele groove do baixo parecia fazer tremer o chão, as suas canções ainda soam refrescantes, algumas novas roupagens de canções mais conhecidas provam uma evolução madura no seu som.

Pena que a mui bela e curvilínea Raquel Ralha não tenha uma participação mais incisiva nas canções, mas acabou por ser uma noite de reencontros bem agradável, acreditando que à medida que esta nova tournée avance eles possam dar ainda melhores concertos.

12 de fevereiro de 2011

Máquina do tempo


Hoje vou regressar à adolescência.

10 de fevereiro de 2011

Uma frase para a minha biografia ( que nunca irá sair )


"e, aos 29 anos, descobriu o prazer de correr."




9 de fevereiro de 2011

A solidão na porta ao lado

Estas noticias chocam-me imenso. Quanta solidão existe neste mundo...

Da velocidade da vida

Ainda agora começou o ano e já me estão a pedir a marcação das férias. E é tudo para ontem. A velocidade com que se vive quase nem dá para gozar, nem para sentir o tempo a passar.
Como afirmou o Nuno Markl hoje na sua rubrica "Caderneta de Cromos": o que tenho mais saudades do passado é do tempo que tínhamos para fazer tudo. 
  E quando olho para o calendário e vejo que vou entrar nos 30...como o tempo corre à nossa frente. Será que não dá para mudar a velocidade ou carregar no stop durante um pouco ?

6 de fevereiro de 2011

Márcia na Bluestore TMN ( 29/01/2011)

Por iniciativa da Rádio Nova Era, o espaço Bluestore da TMN tem ganho alguma animação com alguns espectáculos de dj´s e showcases.de grupos conhecidos. No sábado, dia 29 de Janeiro, foi a vez da Márcia apresentar uma parte do seu, maravilhoso, trabalho de nome " Dá". Apesar do público que assistia, não mais do que 25 pessoas, ter parecido ser um pouco desconhecedor da sua obra, a artista conquistou tudo e todos com a sua simpatia, a sua boa-disposição,  a sua beleza e com as suas canções honestas e cheias de ternura.

O showcase, programado para ter 8 canções, mas que viria a ter mais uma a pedido insistente do público, deu para perceber a união e a cumplicidade entre a Márcia e os seus companheiros e também para ver o quanto a sua voz é tão doce e tão versátil.

Foi um pequeno showcase bem agradável e algo intimista, abrindo ainda mais o apetite para assistir a um concerto em nome próprio da artista.

Por fim, deu para conhecer e conversar um pouco com a própria Márcia, muitissima simpática e disponível, para conseguir os autográfos e dedicatórias de toda a banda e para agradecer o  seu simpático convite que, através do Facebook, me fez para assistir a este showcase.

3 de fevereiro de 2011