31 de outubro de 2007

COISAS DE OUTONO

Sair de casa a apertar o casaco até cima. Mãos geladas nos bolsos. Cachecol enrolado no pescoço. Chegar a casa e calçar, sem demora, as minhas pantufas. Enroscar-me no pijama de flanela. Segurar a caneca com chá/capuccino com as duas mãos para as aquecer e beber relaxadamente. Comer castanhas assadas quentinhas. Comer romãs polvilhadas com um pouco de açúcar.Ver filmes deitado na cama, pela madrugada adentro, coberto até ao pescoço. Adormecer a ouvir o som da chuva a cair. Ler o jornal e beber, ao mesmo tempo, o café da manhã nos dias de fim de semana...

e ouvir este álbum. Onde as imagens, os sons, os cheiros e os sabores que nos oferece inebria o nosso corpo frio e nos aconchega a alma. Não há nada como o Outono para ouvir esta música.


Sand River ( autoria de Paul Webb ( Rustin Man) e interpretada por Beth Gibbons & Rustin Man no álbum " Out of Season")


Autumn leaves
Beauty's got a hold on me
Autumn leaves
Pretty as can be

Everybody knows this time
Shadows are drifting in silence
Where lost can't be found
Everybody knows this time

You'll get by
Move it on and let fate decide
And those water-coloured memories
Soft as a summer's breeze
You're as pretty as can be

Knowing now you'll never fake it
Whether my oceans divide
I'll try to understand this
But everybody knows this time

Autumn leaves
Beauty's got a hold on me
Autumn leaves
Pretty as can be

Everyone can see
Everyone except me

Autumn leaves
Beauty's got a hold on me
Autumn leaves
Pretty as can be
Pretty as can be

29 de outubro de 2007

Traduzido com o estúpido título de " Um azar do caraças", a comédia " Knocked up", com Katherine Heigl ( conhecida pela sua participação em " Anatomia de Grey" ) e Seth Rogen é muito mais do que uma comédia simpática.

É uma comédia entusiasmante, muito divertida e, ao mesmo tempo, muito inteligente, fazendo pensar nas relações entre os casais com feitios diferentes e naquilo que eles abdicam na sua vida em prol da felicidade do seu companheiro(a).

Já à algum tempo que não via uma comédia tão boa como esta, aconselhável a toda a gente, com a garantia de passarem um bom momento sempre de sorriso nos lábios.



28 de outubro de 2007

Changes

Este blog está em mudanças. É possível que, nos próximos tempos, ainda uma ou outra mudança surja mas, para já, o essencial já está mudado. Pelo menos até me fartar de o ver assim, coisas de Gémeos, dizem que não suportam rotinas...

26 de outubro de 2007

encantamento- acto ou efeito de encantar;
magia;
sedução;
fascinação;
coisa maravilhosa, encanto;
tentação. ( in Dicionário On-Line Português )

25 de outubro de 2007

Embora não acredite muito nisso, vou sempre espreitando o meu signo no jornal sendo que, por vezes ele, pasme-se, até coincide com algumas fases da minha vida.

O de ontem dizia uma coisa mais ou menos assim :

" Existe alguém que está desesperadamente a querer contactar consigo, enviando-lhe sinais. Esteja atento."

Pois, o meu problema sempre foi esse: sou muito distraído.

24 de outubro de 2007

Como um pequeno gesto pode mudar a vida de uma pessoa


23 de outubro de 2007

Clara, curta e concisa

Uma das primeiras regras que aprendi na escola secundária, no curso de Comunicação, foi que uma noticia tem de ser clara, curta e concisa.

É exactamente isso que encontramos, todos os dias, no " Jornal da 2", em contraste aos telejornais de todos os outros canais públicos .

As principais notícias nacionais, internacionais, sem doses industriais de futebol, uma curta entrevista com pessoas interessantes como escritores, músicos, gente do teatro, etc, e no final uma agenda de CULTURA , tudo isto num ritmo vivo, sóbrio e bem apresentado.

A ver para quem quer saber o que se passa no mundo e não pode perder mais do que 30 minutos.

22 de outubro de 2007

Compra de fim de semana: " Mule Variations " de Tom Waits



" A personagem-Tom Waits? Rouba-se um bocadinho daqui, outro dali. Umas coisas velhas, outras novas, um farrapo de pano azul, o chapéu do pai, a roupa interior da mãe, a moto do irmão, os tacos de bilhar da mana e aí vamos nós. Quer dizer, sou o Frank Sinatra ou o Jimi Hendrix? Ou o Jimi Sinatra? Claro que sou ventríloquo como todos os outros. Ninguém se rala se estamos a dizer ou não a verdade. No nosso ramo de actividade, não me parece que isso seja muito importante. As pessoas só querem que lhes contem alguma coisa que não saibam já. Façam-nas rir ou chorar, não interessa. Se estamos a ver um filme muito mau e alguém nos diz 'Sabias que é baseado numa história verdadeira?' será que o filme deixa de ser mau? Sei lá o que é a verdade... Quantos alemães são precisos para mudar uma lâmpada? Quantos espermatozóides há numa única ejaculação? Quatrocentos milhões. E custa muito a acreditar que nós todos somos os que ganharam a corrida, não custa? " ( citação de uma entrevista de Tom Waits retirada deste blog )

21 de outubro de 2007

Desde a seu origem que a Humanidade questiona algumas coisas no Universo. Quem somos ? De onde viemos ? Para onde vamos ? Se o destino está escrito, ou somos nós que o escrevemos ? Ou então, a pergunta clássica de sempre: quem nasceu primeiro ? O ovo ou a galinha ?

Mas a pergunta que eu mais adorava ver respondida é:

Porque raio tenho de comprar uns auscultadores quase todos os meses para o meu mp3 ?

19 de outubro de 2007

Entre um esboçar de cansaço e um agitar de corpo nasceu um desejo interior de que tenho que descansar mais. Parecendo que estava a adivinhar o meu pensamento, apareceu-me a razão do meu cansaço nas colunas do meu pc



E recordei-me da primeira vez que ouvi aquele som tão diferente, tão único, tão jazz ( - mas não é jazz, explicou-me o meu amigo ), tão blues ( e eu que venero blues ), tão rock ( - mas não é bem rock- dizia ele ), tão mágico.

Da sua figura gigante a falar tão apaixonadamente enquanto fazia um rewind no seu leitor de K7's, agora até seria mais fácil amigo, já nem é necessário fazer rewinds e fast-forwards, nem sequer temos de decorar de que lado está aquela música que queremos mostrar num instante enquanto não toca para irmos para dentro daquela sala tentar construir o nosso futuro.

Recordei-me eu, adolescente com cabelo desgrenhado e sonhos do tamanho do mundo, da minha tristeza quando abri o " Blitz", naquelas terças feiras onde só o " Blitz" era o único assunto possível, e li que aquela voz tão encantadora teria se calado para sempre em pleno concerto, e do sentimento de injustiça e de revolta que senti.

Daqueles almoços da malta do secundário toda junta, nas traseiras daquele supermercado em plena Avenida da Boavista ( cada vez que passo por lá ainda sorrio a recordar-me daqueles momentos), do convívio que se gerava ao som da música dos Morphine, e de outros grupos também, da amizade que estava a brotar e se iria desvanecer com o tempo porque a vida separou os nossos caminhos , das nossas discussões futebolísticas e politicas sempre acaloradas mas que terminava sempre com sorrisos .

Recordei-me também desta música, uma das últimas que a genialidade de Mark Sandman deu a conhecer ao mundo



E recordei-me que já à muito tempo que não ouvia falar deles, que não sentia o coração tão aconchegado com as suas palavras, que eles são intemporais e que a sua obra genial nunca se desvanecerá e será para sempre recordada . Alguém aí sente o mesmo ?

17 de outubro de 2007

Exclusivo para os leitores do blogue " Scotch Gin and Soda", Paulo Portas diz um poema bonito sobre uma roseira plantada na montanha. Carreguem na imagem que vão ter uma surpresa.
Hoje vamos lhes dar com força

15 de outubro de 2007

"Os meus putos já começaram a reparar que eu sou um bocadinho diferente dos outros pais. 'Porque é que não tens um emprego normal, como toda a gente?', perguntaram-me no outro dia. Então, contei-lhes esta história: na floresta havia uma árvore toda retorcida e uma árvore direita. Todos os dias, a árvore direita virava-se para a árvore retorcida e dizia-lhe 'Olha para mim, sou alta, direita e bonita. Olha para ti, toda torta e retorcida. Ninguém te quer ver'. E continuaram a crescer juntas na floresta. Um dia, os lenhadores chegaram, viram a árvore direita e a árvore retorcida e disseram 'Cortem só as árvores direitas e deixem as outras'. E transformaram todas as árvores direitas em lenha, palitos e papel. A árvore retorcida lá continua, cada dia mais forte e mais esquisita. " ( Tom Waits, citação retirada deste blog )

11 de outubro de 2007

ansiedade

do Lat. anxietate
s. f.,
dificuldade de respiração;
opressão;
angústia;
inquietação de espírito;
desejo veemente;
impaciência ( in Dicionário Português On-Line )


Ansiedade, é o que se sente quando vemos o trailer do próximo filme do Tim Burton.
Infelizmente, teremos de esperar até Janeiro pela sua estreia nos cinemas.

9 de outubro de 2007

" If our love song
Could fly over mountains
Sail over heartaches
Just like the films
There's no reason
To feel all the hard times
To lay down the hard lines
It's absolutely true " ( Absolute Begginers - David Bowie )


8 de outubro de 2007

Um fim de semana em poucas palavras, mas com uma lição de vida.


Tranquilidade. Boa comida. Tempo maravilhoso. Limpeza nas ruas. Almoçar na hora do lanche. Jantar na hora da ceia. Conversar até de madrugada. Levantar tarde. " Picar" nas tabernas típicas. Beber bons cafés. Estar em família. Saudades de quem ficou. Passou tudo depressa.

Mas, o melhor de tudo, foi ver e sentir a alegria de viver, e a sua boa disposição, de uma pessoa com 82 anos: fantástico.

4 de outubro de 2007

De amanhã até a noite de Domingo estarei por aqui


Cambados, na província da Galiza, Espanha aproveitando o fim de semana alargado.
Bom fim de semana e divirtam-se muito.

3 de outubro de 2007

Apesar de faltarem 81 dias o LIDL, esse supermercado glorioso onde podemos encontrar iogurtes, bolachas e gelados de marca onde em mais lado nenhum os podemos encontrar, decidiu que já estamos na época de


...NATAL. E em promoção !!! Estes chocolatinhos, por exemplo, estão a € 1,19, mais barato que o novo álbum dos Radiohead face à cotação do dólar.

E até já há


CALENDÁRIOS . Com o Pai Natal e tudo e a 0,99 €. A 81 dias !!! Isto é que é antecipação. Parece que no próximo mês vão começar a ser vendidas as máscaras de Carnaval. Preciso de pensar no que me quero mascarar porque eles não esperam.

2 de outubro de 2007

Quanto é que vais pagar pelo

novo álbum dos Radiohead ?

1 de outubro de 2007

Confesso que não liguei muito ao seu primeiro álbum, mas como as coisas belas conseguem ter uma chamamento especial, não resisti e estou maravilhado com o novo álbum de uma banda de nome Beirut.

Aqui podemos nos encantar com a magia da música " Nantes" num concerto de rua.